Cursos
Curso Piloto Privado
O curso de piloto privado é o primeiro passo para quem quer se tornar um piloto de avião comercial.
No Brasil, após o piloto-aluno terminar o curso teórico que tem duração aproximada de 4 meses, realiza-se uma prova na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Se o candidato passar no teste da ANAC, ele receberá o Certificado de Conhecimentos Teóricos. Com esse certificado, o piloto-aluno pode realizar as horas de vôo (no mínimo, 35 horas).
Ao concluir a quantidade mínima de horas de voo, o aluno irá fazer um voo de check com um instrutor da ANAC e, se passar, ele poderá pilotar aviões privados em voos diurnos (VFR) sem remuneração.
Pré-requisitos:
- Escolaridade – Curso Fundamental completo (ou equivalente);
- Idade mínima – 18 anos completos ou a serem completados até a data da realização do exame prático de voo;
- Possuir Certificado de Capacidade Física (CCF) – de 1ª ou de 2ª Classe, obtido em órgão de saúde da Aeronáutica.
Curso Piloto Comercial
O Piloto Comercial (PC), ao contrário do Piloto Privado (PP), já pode voar tendo remuneração. Para se tornar um piloto comercial, o piloto precisa aproximadamente 150 horas, com o PP, para poder obter o certificado de piloto comercial. No Brasil, este certificado é concedido pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
O certificado de piloto comercial permite voos diurnos desde que em condições de voo visuais (VFR). Para realizar voos noturnos, deverá ter recebido instrução duplo comando em voo noturno, incluindo decolagens, pousos e navegação. Para poder realizar voos por instrumentos (IFR) é necessária uma licença específica.
O curso de voo por instrumentos (IFR) é geralmente realizado junto ao curso de piloto comercial.
O curso de voo por instrumentos (IFR) é uma habilitação adicional que o piloto de avião pode realizar nas licenças do Curso de Piloto Comercial, porém também pode ser realizado com a licença do Curso de Piloto Privado. O treinamento teórico é realizado dentro do curso de Piloto Comercial Teórico.
Pré-requisitos:
- Curso teórico de Piloto Comercial
- Idade mínima – 18 anos;
- Nível mínimo de escolaridade – 2º grau completo, realizado em estabelecimento de ensino público ou privado devidamente autorizado;
- Experiência como piloto ser portador da licença de Piloto Privado-Avião.
- Certificado Médico Aeronáutico – CMA de 1º classe;
Experiência: - Total de 150 horas de voo. As horas totais devem incluir, pelo menos:
- 70 horas de voo visual;
- 20 horas de voo de navegação como piloto em comando, que incluam um percurso de, no mínimo, 300 milhas náuticas e realizar pelo menos 2 aterrissagens completas em aeródromos diferentes;
- 10 horas de instrução de voo por instrumentos, das quais no máximo 5 horas podem ser substituídas por instrução realizada em dispositivo de treinamento por voo simulado qualificado e aprovado pela ANAC; e
- 5 horas de voo noturno em que sejam realizadas 5 decolagens e 5 aterrissagens como piloto em comando;
Redução de requisito:
- Se for titular de uma licença de piloto de planador, o total de horas pode incluir até 30 (trinta) horas de voo em tais aeronaves que tenham sido realizadas em voo solo;
- Se for titular de uma licença de piloto privado de helicóptero ou aeronave de sustentação por potência, o total de horas pode incluir até 40 (quarenta) horas de voo em helicóptero ou aeronave de sustentação por potência;
- Se tiver realizado instrução em dispositivo de treinamento por voo simulado aprovado pela ANAC, o total de horas pode incluir até 10 (dez) horas relativas a esta instrução;
Piloto Privado de Planador
O curso de Piloto de Planador é considerado a melhor forma de ingressar na carreira aeronáutica.
A pilotagem de um planador proporciona uma aprendizagem sem os efeitos adversos provocados pelo motor.
Com a licença de Piloto de Planador o aluno poderá reduzir as horas necessárias para o Piloto Privado, Piloto Comercial e Piloto Agrícola.
O aeroclube vende horas de panorâmico no planador, portanto, não perca a oportunidade de voar pela primeira vez em um equipamento que permite desfrutar o céu o máximo possível.
O candidato a uma licença de piloto de planador deve:
- ter completado 18 anos;
- ter concluído o ensino médio;
- Certificado Médico Aeronáutico (CMA) de 4ª classe válido;
- ter completado, com aproveitamento, um curso teórico de piloto de planador, aprovado pela ANAC;
Requisito prático:
- 15 (quinze) horas de voo em planador ou 60 (sessenta) lançamentos e aterrissagens como aluno piloto de planador; e
- Ter realizado, pelo menos, 2 (duas) horas de voo solo em planador.
- O candidato a uma licença de piloto de planador pode ter reduzido o requisito de experiência
se for titular de uma licença de piloto de avião, podendo o total de horas ser reduzido para 10 (dez) horas de voo ou 40 (quarenta) lançamentos e aterrissagens, permanecendo a necessidade de realização de, pelo menos, 2 (duas) horas de voo solo em planador.
Curso Inpl – Planador
Um instrutor tem por objetivos transmitir conhecimentos ( e adquiri-los também), procurar soluções para cada aluno, procurar uma avaliação criteriosa e justa, alcançar a sensatez e a objetividade em cada palavra e a cada “briefing”. Insistir em cada erro, vibrando a cada acerto!
Não pilotar, mas sentir na pilotagem do aluno os mesmos prazeres do voo de ser uma busca.
Dar o exemplo a cada passo e atitude.
Em suma, é ceder parte da vida a cada aluno, e assim sentir o tremendo prazer de colocar no peito de um homem o brevê, símbolo da missão cumprida por dois: aluno e instrutor.
Pré-requisito:
- Idade: 18 anos;
- Ensino Médio Completo.
- Ser titular de uma licença de piloto de planador;
- Ter feito um curso teórico de instrutor de voo aprovado pela ANAC;
- Ter sido aprovado em exame teórico da ANAC para a habilitação de instrutor de voo;
Experiência:
- 50 (cinquenta) horas de voo em planador, das quais, pelo menos, 40 (quarenta) horas em voos solo;
Curso Inva - Avião
Um instrutor tem por objetivos transmitir conhecimentos ( e adquiri-los também), procurar soluções para cada aluno, procurar uma avaliação criteriosa e justa, alcançar a sensatez e a objetividade em cada palavra e a cada “briefing”. Insistir em cada erro, vibrando a cada acerto!
Não pilotar, mas sentir na pilotagem do aluno os mesmos prazeres do voo de ser uma busca.
Dar o exemplo a cada passo e atitude.
Em suma, é ceder parte da vida a cada aluno, e assim sentir o tremendo prazer de colocar no peito de um homem o brevê, símbolo da missão cumprida por dois: aluno e instrutor.
Pré-requisitos:
- Idade: 18 anos;
- Ensino Médio Completo.
- Ser titular de uma licença de piloto comercial;
- Ter feito um curso teórico de instrutor de voo aprovado pela ANAC;
- Ter sido aprovado em exame teórico da ANAC para a habilitação de instrutor de voo;
- Terminar o curso prático dentro de um período de 3 (três) meses precedentes à solicitação.
Experiência:
- Após 22 de junho de 2014, o solicitante deve possuir a experiência requerida para a concessão de uma licença de piloto comercial apropriada à categoria de aeronaves corresponde à licença na qual será averbada a habilitação de instrutor de voo, exceto para a habilitação de instrutor de voo por instrumento, quando, então deve comprovar, adicionalmente, possuir experiência mínima de 50 (cinquenta) horas de voo IFR real em comando;
- Após 22 de junho de 2014, o solicitante deve possuir 200 (duzentas) horas de voo como piloto em comando na categoria de aeronave para a qual requeira sua habilitação de instrutor de voo, sendo que, pelo menos 15 (quinze) dessas horas devem ter sido realizadas nos 6 (seis) meses precedentes a sua solicitação.
Curso Rebocador
Habilita o piloto ao reboque de planadores.
Tem por objetivo adaptar o piloto a complexidade da operação de reboque, proporcionando o treinamento adequado para a total segurança da operação de duas aeronaves em conjunto.
É um meio de adquirir horas de voo para o currículo e aumentar a experiência de voo.
A participação efetiva do rebocador, junto com o instrutor de voo de planador nas operações de terra e na instrução de alunos, é fator relevante no esquema técnico operacional que adotamos.
Pré-requisito:
- Ser titular de uma licença de piloto de avião com a habilitação correspondente à aeronave utilizada para a operação de reboque de planador válida e, ainda, ser titular de uma licença de piloto de planador;
- Conhecimentos teóricos: comprovar ter concluído, com aproveitamento, um curso específico de piloto rebocador de planador, aprovado pela ANAC;
- Instrução de voo: ter realizado, no mínimo, 3 voos de reboque de planador com instrutor de voo devidamente habilitado e qualificado;
Experiência:
-100 (cem) horas de voo como piloto em comando; e
-10 (dez) voos de reboque de planador.
Curso Ultraleve Cpa
O curso de Piloto Aerodesportivo (CPA) para ultraleve é um curso teórico e prático que habilita o aluno a pilotar aeronaves ultraleves. O CPA é emitido pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
- Ter 18 anos completos
- Ter concluído o ensino médio
- Ter um Certificado Médico Aeronáutico (CMA) de 4ª classe ou superior
- Ser aprovado em exame teórico da ANAC
- Ser aprovado em exame de proficiência (cheque)
- Receber instrução de voo de um instrutor habilitado
O curso de piloto aerodesportivo para ultraleve inclui:
- Parte teórica
- Parte prática, com horas de voo em ultraleve avançado ou trike
- Missões de “Pré-Solo”
- Missões de “Aperfeiçoamento”
- Voo de navegação